Ser mãe não é a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher

A verdade é que durante muitos anos as mulheres não tinham coragem de dizer que estavam insatisfeitas com sua vida de mãe, não que se arrependessem ou algo assim, mas simplesmente que ser mãe não é tão fácil e maravilhoso como a mídia e a sociedade propõem.



Ultimamente muito tem se falado então sobre a verdade em relação à maternidade, principalmente em relação ao puerpério, um dos momentos mais difíceis para as mamães.

Acredito que o fato de as mulheres estarem cada vez mais impondo suas forças, se colocando frente aos desafios de existir em uma sociedade que ainda tem um pensamento quase medieval, está ajudando a fazer com que as mães se libertem!
Empoderamento feminino
Fico muito feliz em ver que o "feminismo" está conseguindo seu espaço nas redes sociais, e tenho esperanças que consigamos mesmo acabar com a cultura do estupro e com o machismo que encontramos até mesmo em outras mulheres.

Todo esse movimento pode fazer muito bem à nossa sociedade, pois dessa forma teremos famílias mais unidas, mais fortes, com mais amor, e consequentemente uma comunidade mais amorosa, com menos violência.

Sem machismo, teremos igualdade, teremos homens e mulheres criando as crianças, teremos meninos e meninas dividindo os brinquedos, sem julgamentos, e uma criação assim só pode transformas nosso mundo em lugar melhor.
Maternidade idealizada
A novela mostra lá as mamães muito felizes com seus filhos que dormem a noite inteira, que não tem dificuldade pra amamentar, e o papai alegre jogando futebol com o menininho...

Aí, as mulheres que já cresceram acreditando nesse ser mágico e ilusório que é o príncipe encantado, acreditam também nessa baboseira, e quando chega sua vez de ser mãe, percebem que não está sendo muito parecido com a novela. Ela conclui então, que deve ser uma péssima mãe, e que só com ela que é assim, portanto ela deve colocar um sorriso amarelo na cara e fingir que está tudo bem.

Porém, por trás desse sorriso feliz está uma mãe cansada, estressada, que não aguenta mais seus filhos "mau educados" que não sei porque diabos não são bonzinhos como as crianças da novela, e o que ela faz? Bate! Passando pra frente um sentimento de frustração e ódio, e um ciclo de violência que provavelmente irá se repetir na próxima geração.

Por isso é importante falarmos a verdade sobre a maternidade. Não estou dizendo que é tudo horrível e que ninguém deveria ser mãe, pelo contrário, é maravilhoso, mas é real! Assim como a realidade da vida, existem muitas dificuldades!

É importante que as mães saibam que não estão sozinhas, que elas não são péssimas mães só porque sua criança não é como aquela da novela. Nem todos os bebês dormem bem, nem todas as mulheres tem facilidade para amamentar, crianças de dois anos fazem muita birra, educar não é nada fácil, e bater só piora as coisas!


Existe uma ilusão de que ser mãe é a melhor coisa do mundo, o que acaba sendo algo muito generalista, pois nem sempre o que é bom pra uma pessoa é para todas as outras também.

Eu tenho a impressão que de alguma forma a sociedade enxerga a mulher como fadada a maternidade, e isso tem me incomodado muito ultimamente.

Vejo mulheres julgando outras mulheres porque essas dizem que não é tão legal assim ser mãe, ou porque dizem que simplesmente não querem ter filhos.

Confesso que eu era uma dessas mulheres julgadoras, mas depois que minha filha nasceu e eu descobri de verdade o que é ser mãe, meus preconceitos saíram de mim junto com a placenta.

Eu achava que aquela mulher que dizia não querer filhos estava ou mentindo para si mesma ou simplesmente não poderia ter e dizia isso para não se sentir mal. Mas hoje percebo que ter filhos pode ser uma escolha, como todas as outras que fazemos na vida.

Acredito que antigamente as mulheres não podiam ser muita coisa além de dona de casa, então ser mãe poderia mesmo ser a melhor coisa que aconteceria em suas vidas. Mas hoje em dia, a mulher pode ser o que ela quiser, portanto com certeza a maternidade não tem que ser a melhor de todas as suas realizações.

No meu caso, acho que se não tivesse sido mãe provavelmente seria frustrada e infeliz, pois tinha isso como objetivo na vida, mas também seria tão triste quanto se não tivesse feito curso superior, pois era algo que também almejava muito. No entanto, muitas mulheres não precisam de um curso superior para ser feliz, assim como não precisam ser mães. Agora eu entendo isso.

Devemos respeitar as escolhas de cada uma, e acho legítimo que algumas mulheres não queiram ter filhos, que prefiram crescer na carreira, ou viver a vida viajando, seja o que for, ninguém deve estar fadado a nada nos dias de hoje. Temos tantas opções, por que se prender a um pensamento que parece ser imposto às mulheres desde pequenas por uma sociedade que não consegue se livrar de todo esse machismo e preconceito?

Ser mãe pode mesmo não ser a melhor coisa do mundo para muitas pessoas, pois não é tão simples como a maioria das pessoas acredita que é. Muitas vezes por essa exigência da sociedade, as mulheres acabam sofrendo, se obrigando a dar à luz e a criar filhos com toda a alegria, quando na verdade não era nada disso que ela queria.

Acho um absurdo que mulheres que optam pela carreira sejam vítimas de olhares preconceituosos (talvez invejosos) de outras mulheres, sendo essas mães ou não. É a velha história de cada um mandar em seu corpo, e saber o que quer fazer com ele, e ninguém tem nada a ver com isso.

Sendo assim, deixo aqui essa minha reflexão, meio revoltadinha, de que muitas coisas podem ser "a melhor coisa da vida", inclusive ser mãe. Inclusive!

You Might Also Like

1 comments

  1. Eu ainda não sou mãe, mas sou tia, e penso que ser mãe é genial, é muito bom, filhos trás experiências boas pra vida da mulher, bjs.

    ResponderExcluir