Como não ser dominado por seus próprios pensamentos

Muitas vezes temos certeza de que algo vai acontecer de certa maneira, ou que alguém tem uma opinião formada sobre nós. O que não sabemos é que nem tudo que pensamos é realidade.



Um pensamento sempre nos leva à uma ação, um comportamento. Dependendo do que se trata, isso pode nos levar à grandes vitórias ou à condições de adoecimento psíquico.

A autora, Brianna Wiest, coloca em seu livro "101 reflexões que vão mudar seu modo de pensar" algumas maneiras de não ser dominado por seus próprios pensamentos: 

Pensamentos não são realidade

"Perceba que pensamentos são ilusões poderosas. Aprenda a diferenciar o que está acontecendo daquilo que você está pensando no momento. Quando um pensamento o perturbar, pergunte-se: 'Isso é verdade? Tenho certeza absoluta de que isso é verdade?' Na maioria das vezes, a resposta será “não” para pelo menos uma das perguntas."

"Quando sua visão estiver limitada, escreva a sua narrativa em um pedaço de papel. Escreva tudo o que está pensando e depois em outra folha reescreva tudo mas dizendo o contrário do que registrou anteriormente. Não importa se acredita ou não, é só pra forçar o cérebro a ver as coisas de forma diferente. Faça uma lista de onde você mora, o que você já realizou, com quem passa o tempo, no que está trabalhando, do que se orgulha." 

Não se deixe intimidar por sua própria mente. 

"Crie soluções reais para os seus medos irreais. Mostre para si mesmo que você não vai morrer se perder o emprego ou o parceiro. Faça uma lista das coisas com que você mais se preocupa, imagine o pior resultado e, em seguida, faça um plano de como você lidaria com isso caso acontecesse."

"Pare de pensar tanto. Faça coisas com as mãos. Cozinhe, limpe, saia ao ar livre. Se você costuma perder tempo com pensamentos irracionais e vertiginosos, arranje mais coisas em que se concentrar, em que trabalhar e até pelas quais sofrer. Trate de viver em vez de só pensar em viver."

Nosso mundo está dentro de nós. A realidade nada mais é do que uma projeção do que está em nossa cabeça. Todos usamos óculos para enxergar o mundo, esses óculos são a nossa história pessoas, a nossa forma de ver a realidade. O principal é que nem sempre tudo o que pensamos é a realidade, não é porque penso em algo que aquilo está mesmo acontecendo fora de mim, na maioria das vezes não está. 

Conseguir diferenciar o que é um pensamento seu e o que é realidade concreta ajuda muito a melhorar a saúde mental. Não ser dominado por seus pensamentos é uma libertação, uma descoberta de que as coisas são muito melhores do que você imagina. 


Fonte: Brianna Wiest. 101 Reflexões que vão mudar sua forma de pensar  Editora Intrinseca.  

You Might Also Like

7 comments

  1. Saber silenciar e organizar nossos pensamentos leva tempo, dedicação e muita força de vontade além de muita autoanálise.
    Se auto conhecer é o que faz toda diferença na vida.
    Amei o texto e já quero esse livro que você indicou.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi!
    As vezes nós perdemos e nossos pensamentos e fica dificil não se perder.... Mas temos que ter fé e sempre procurar sair desta aflição,eu costumo ouvir musica ou meditar...

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? É importante cuidar dos próprios pensamentos, senão eles acabam nos dominando. O que era uma pequena ideia pode tirar nossa paz e nos mobilizar se isso nos assustar ou nos deixar inseguros. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente se descuida pensamentos nos dominam, não é fácil mas vale a pena continuar lutando e nos mantermos na realidade ....

    ResponderExcluir
  5. Temos que lutar diariamente com nossos pensamentos

    ResponderExcluir
  6. verdade viu! temos que ter esse controle dos nossos pensamentos!

    ResponderExcluir
  7. Somos seres racionais e temos que saber refletir sobre tudo à nossa volta.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir