Tenho Transtorno de Ansiedade e agora?

 O que fazer depois que você descobre que tem um transtorno de ansiedade. 

Não existe cura para o transtorno de ansiedade. Tudo que podemos alcançar é a remissão total dos sintomas, e pra encontrar esse pote de ouro é preciso se empenhar nos tratamentos, tanto psiquiátrico como psicológico.

O mais importante é entender o que está acontecendo contigo, conseguir entender de onde vem as crises e aprender a lidar com elas e com os pensamentos que as causavam.

É aprendendo que o seu cérebro muda, (a famosa neuroplasticidade) não é de um dia pro outro mas com o tempo você começa a ver os resultados dessas mudanças. Vou listar aqui alguns aprendizados que é possível alcançar na terapia e que aos poucos vai ajudando muito a lidar melhor com esse transtorno. 

Anotar os pensamentos

A primeira coisa que um terapeuta cognitivo comportamental vai te falar pra fazer é anotar seus pensamentos. No começo é meio difícil mas com o passar do tempo você vai ficando mais atenta ao que se passa pela sua cachola. Isso ajuda muito a perceber de onde vem as caraminholas que atrapalham a sua vida. É um exercício pra toda vida, quanto mais você pratica melhor você fica. 

Recursos para lidar com os sintomas

Outra coisa que a terapia pode te dar são recursos para lidar com os sintomas, você faz uma lista de coisas que você pode fazer quando começar a sentir os sintomas. Vai experimentando, algumas coisas dão certo pra alguns e para outros não, você precisa encontrar aqueles que são efetivos no seu caso. E aí sempre que a ansiedade aparece você recorre à essas "armas", na maioria das vezes funciona, mas nem sempre. Com a prática vai melhorando.


Estudar sobre o problema

Não basta entender como seus pensamentos funcionam, o que já é um grande passo, mas entender como a ansiedade funciona e como podemos lidar com ela faz muita diferença. É o que os psicólogos chamam de psicoeducação. Realmente faz diferença, quando você entende o transtorno, quanto mais sabe sobre ele, mais se sente capaz de combatê-lo. 

Mudanças no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida também ajudam muito. Regular seu sono é essencial, dormir todos os dias no mesmo horário e fazer sempre a mesma rotina noturna. 

Também pode mudar a alimentação, talvez parar de tomar refrigerante, comer mais salada e pelo menos uma fruta por dia. Abandonar a cafeína, nada de café ou coca cola, e por aí vai...

Fazer exercício físico, nem que seja uma caminhada, entrar em contato com a natureza, luz solar, que também faz muito bem pra saúde como um todo. 

Passar a se organizar, colocar os problemas no papel pra que eles não fiquem na minha cabeça, é algo que faz muita diferença.  

Saaaaanta meditação!

A meditação faz muito bem para uma mente ansiosa. O segredo para combater a ansiedade é não dar bola para os pensamentos, ter a capacidade de trocar o foco de atenção de algo que está te perturbando para qualquer outra coisa. É essa capacidade que o exercício da meditação te dá. Obviamente é um treino também, quanto mais você faz melhor você fica. 

Outras coisas que me ajudam muito

  • Ter uma família que aceita e entende pelo que passo, e portanto me ajuda. 
  • Ser viciada em leitura e ter os livros como companheiros nos piores e melhores momentos.
  • Agradecer e fazer listas das melhores coisas que aconteceram na sua vida. 


Esse post é só mais um passo em busca do pote de ouro, na tentativa de enxergar as cores no caminho, o que não significa que não haverá escorregões, quedas e até fraturas. O importante é continuar andando, pois se a subida é difícil e dolorosa são pra que na chegada você esteja mais forte, e faça do arco-íris um escorregador que leva ao mergulho em uma vida mais feliz e tranquila. 





You Might Also Like

6 comments

  1. Oi
    Eu também tenho ansiedade e é horrível, tomo medicação pra isso mas as vezes não faz efeito. As vezes é muito difícil quando bate aquela ansiedade e as pessoas não compreendem o que sentimos..

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Fui diagnosticada com ansiedade três anos atrás, e desde então é um luta diária, que envolve terapia e medicamentos. Todas essas dicas que trouxe são bem preciosas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Seu post bastante importante sobre esse assunto que é tão delicado, muitas pessoas estão lutando contra a ansiedade, quem tem é preciso ter ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Achei bem interessante saber mais sobre o assunto. Acredito que muitas pessoas têm pelo menos um pouquinho de ansiedade diariamente. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua abordagem sobre o transtorno de ansiedade. É muito importante saber lidar com estes transtornos e como muda em vários aspectos da vida. Acho que atualmente muitas pessoas passam por isto.

    ResponderExcluir