Livros que irão ajudar (muito) a educar seus filhos

Livros que além de mostrar a forma correta de você agir com sua criança ainda explicam a razão de certos comportamentos e como lidar com eles.  


Sabemos que não é fácil lidar com as crianças pequenas, e por mais que os pais se esforcem para fazer o que é correto nem sempre temos certeza de estar acertando, por isso acredito ser importante que todos tenham acesso a livros para ajudar na educação dos filhos.

Essas obras são úteis tanto para pais como para professores, ou qualquer tipo de educador que tenha que lidar com crianças. Elas apresentam estratégias e técnicas simples que podem ser utilizadas no cotidiano para uma boa educação. 

Aqui estão alguns livros que vão ensinar como educar seus filhos:


O cérebro da criança - Daniel Siegel e Tina Bryson


Nesse livro, os autores Daniel Siegel e Tina Bryson explicam o que acontece no cérebro da criança quando está em situações mais emocionais. Utilizando-se da neurociência ajudam os pais a lidar melhor com seus filhos ao entender como se dá todo o processo de pensamento e comportamento dos pequenos.

Apesar de usar uma metodologia cientificamente bem embasada, a linguagem é simples e totalmente compreensível, os autores usam alegorias e metáforas para explicar tudo que se passa no cérebro infantil e divide com os leitores técnicas para serem utilizadas com as crianças. 

O melhor de tudo é que o aprendizado serve tanto para filhos como para pais, os adultos também podem se beneficiar das estratégias compartilhadas no livro para melhorar a própria saúde mental. 

Entre as diversas técnicas apresentadas na obra estão "o andar de cima e o andar de baixo", que explica como as diferentes partes do cérebro influenciam no estado emocional das pessoas. Em "roda da consciência" é ensinada a técnica de mudar o foco de atenção para conseguir lidar com os sentimentos mais diversos. Os autores também explicam a diferença entre os lados do encéfalo e como é importante que o cérebro das crianças sejam bem integrados, com todas as partes funcionando harmoniosamente. 

As técnicas são bem simples de serem aplicadas e podem virar verdadeiras brincadeiras entre pais e filhos, podendo ser feitas até mesmo no carro durante uma viagem, por exemplo. Nada requer nenhum tipo de brinquedo ou instrumento, é tudo na conversa e em formas de perguntas. Tudo muito agradável tanto para crianças como para os adultos.


Disciplina Positiva - Jane Nelsen



Jane Nelsen ensina muito bem a como lidar melhor com as crianças, porque elas se comportam de maneiras mais difíceis e que tipo de futuro estamos proporcionando à elas.

A leitura é bem tranquila, nada de termos complicados ou tarefas impossíveis de serem realizadas. A autora dá dicas maravilhosas para você conseguir educar sua criança de forma eficiente. Quem tem dificuldades com o comportamento de seus filhos deve ler esse livro pra ontem!!! Sério! Vai salvar sua vida e da sua criança!

A Disciplina Positiva

As pessoas querem que as crianças dos tempos atuais sejam como as crianças de antigamente, obedientes. Acontece que os tempos são outros e a submissão saiu de moda! Hoje as mulheres não são mais submissas aos seus maridos nem os empregados aos seus patrões. "Os grupos minoritários exigem seus direitos de igualdade e dignidade". As crianças observam essas mudanças no comportamento dos adultos e também passam a agir de modo a reivindicar o direito universal de respeito. Se os adultos não são mais obrigados a se submeter a ninguém, por que seriam as crianças?

E não, isso não é rebeldia ou algo ruim, pelo contrário, é muito bom que todos os seres humanos sejam livres e tratados com respeito. Pense na condição da mulher há anos atrás, ela não estar mais dependente e submissa ao marido é um grande avanço. O mesmo com as crianças.

O que a disciplina positiva prega é que as crianças sejam tratadas com gentileza e firmeza. A autora afirma que a punição pode funcionar de imediato, mas traz muitos malefícios a longo prazo. As crianças precisam se sentir aceitas e importantes, e isso se dá por meio de responsabilidade, contribuição, e cooperação. 

A gentileza demonstra que temos respeito pela criança, e a firmeza trata do respeito por nós mesmo. Por exemplo, não é respeitoso mimar as crianças, pois assim você estará privando ela da oportunidade de se sentir capaz, de desenvolver seu senso de capacidade e resiliência. Por outro lado, a firmeza significa ser coerente nas regras que vocês criam juntos. Se a criança está te desrespeitando você deve ser firme e se retirar do ambiente, ou se a regra é que não tem sobremesa se não comer o jantar, é preciso ser firme e não ceder ao biquinho do pequeno. É preciso entender que firmeza não tem nada a ver com autoritarismo. Pois tudo que é feito deve ser com o máximo de respeito à criança. 

"Perguntar em vez de dizer é um dos métodos mais eficazes da disciplina positiva"

Comunicação não violenta - Marshall B. Rosenberg


Esse livro vai te ajudar a se comunicar melhor, pode ser com qualquer pessoa, mas também os seus filhos ou crianças com quem convive. O importante é que o autor traz toda uma proposta para você se conectar com as pessoas e lidar melhor com seus sentimentos e os dos outros.

Marshall chega a dar exemplos de frases e demonstrar porque está certo ou errado se dirigir à alguém com aquelas palavras. Além de vários exemplos de situações reais onde o diálogo e principalmente a maneira de falar o ajudou a resolver diversos conflitos.

Antes de mais nada a Comunicação Não Violenta te ensina a escutar os outros, não só realmente ouvir o que a pessoa está dizendo mas entender o que está por trás do que ela fala, qual é o verdadeiro sentido, qual é o sentimento e necessidades do ser humano com quem você quer se comunicar. 

As lições tiradas desse livro servem não só para educar as crianças mas para lidar com todas as pessoas com quem convivemos no cotidiano, até as mais difíceis. 



Existem muitos outros livros que orientam na educação de filhos e crianças em geral, mas acredito que a leitura desses três já é suficiente para o aprendizado de uma criação saudável. As instruções não são difíceis de colocar em prática e depois que você pega o jeito tudo flui naturalmente. 





You Might Also Like

6 comments

  1. São livros que realmente vão ajudar muito os pais a educar os filhos, é importante saber educar os filhos, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum da lista, já li alguns no jw sobre vida familiar como um todo
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Parabéns pelo artigo é muito informativo,adorei as sugestões de livros são ótimas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Cuidar e educar os filhos é uma tarefa que exige muito dos pais. Ter livros como base de conhecimento é muito importante. Não conhecia esses. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Uma ajuda é sempre bem vinda, acho que darei de presente para minha nora, ela está tendo um pouco de dificuldade com a neném! Boa dica!

    ResponderExcluir
  6. O livro o cerebro da crianca é excelente demais

    ResponderExcluir