2 livros com histórias sobre livros

 Quem gosta de ler adora histórias que falam do seu objeto de amor: o livro. Então nesse post decidi dividir com vocês dois livros que li e que nas histórias temos o livro como personagem. Aproveitem!



Um bestseller pra chamar de meu - Marian Keyes

O melhor livro da Marian Keyes que eu já li, mas tenho que confessar que quando comecei a ler esse livro ele não me entusiasmou muito. Porém, depois de cerca de cinquenta folhas, passei a amar o livro!



Sei quando gosto muito de um livro quando tenho vontade de ler ele em outros horários do dia, normalmente leio antes de dormir, mas quando pego o livro pra dar aquela espiadinha enquanto o arroz fica pronto, é porque eu estou amando a leitura!

Eu já gosto da Marian Keyes, a forma como ela escreve sempre me prendeu, mas ultimamente tenho traído ela com a Sophie Kinsella, então esse amor por esse livro foi uma surpresa.

Nessa obra ela conta a história de três mulheres diferentes, e de como as suas vidas estão ligadas pelo universo editorial.

Eu tenho a impressão que essa autora é o contrário de uma sopa, ela começa gelada para depois ir esquentando aos poucos. No começo não quis saber muito da história, no meio do livro me apaixonei, e no final estava fissurada.

De todos os livros da Marian que já li, acho que Melância costumava ser o meu preferido, mas agora, sinto muito, acho que o Bestseller  ocupa esse lugar.

Eu amei a personalidade de Jojo, e foi ela que me fez começar a gostar do livro, a partir do momento em que ela aparece,  está sempre presente nas outras histórias mesmo que indiretamente, então acho que a leitura vale a pena só pela presença dela. Ou seja, ela salva o livro, e na minha opinião, ela é o livro!

Não que as outras histórias não sejam interessantes, até são, você fica curiosa pra saber o que vai acontecer com as outras personagens, mas quem meio que determina o futuro delas também é Jojo... então...

Senti uma certa tristeza quando o livro terminou, pois queria continuar acompanhando a vida dessas mulheres. Mas valeu a pena esse tempo que passei com elas. E mais uma vez, palmas para a autora, pois não deve ser nada fácil contar três histórias em uma de um jeito tão legal



A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Gaarder e Hagerup

Um livro sobre livros, indicado para jovens leitores mas muito apreciado por qualquer um que goste desse universo, independente da idade ou gosto literário.


A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken


"Nils tem 12 anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os 2 decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio. 

Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias. A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário - uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira "carta".

Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit "furta" um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica".

Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. 

- Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? 

É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura."

Jostein Gaarder

"É um escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês, autor de romances filosóficos, contos, e histórias. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 40 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, se dedicar integralmente à produção literária."

Klaus Hagerup

"É poeta, dramaturgo, encenador, escritor, diretor teatral e autor de livros premiados na Noruega. Escreveu junto com Jostein Gaarder o livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. É filho de Inger Hagerup."


"...tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também."

Um livro sobre um livro

Bom, O Mundo de Sofia foi um dos livros que fez com que eu me tornasse uma leitora e desde então eu adoro todos os livros do Jostein Gaarder. Já li vários livros dele, e todos são encantadores, sempre com uma lição de vida, uma inspiração para adultos e crianças. 

Já não estou mais na idade em que lia as obras dele, mas quando vi esse exemplar na biblioteca não me controlei. Ainda mais por ser um livro que fala de livros e bibliotecas. 

Sim, trata-se de um livro infanto-juvenil. Mas todos sabemos que bons livros só precisam de leitores, sejam eles jovens ou adultos. Além disso, essa história é encantadora demais para deixar de ler só porque não sou mais tão jovem assim.

Mais uma vez, o autor surpreende e consegue escrever um livro dentro do livro, ou contar a história do próprio livro. De alguma forma, enquanto lemos parece que estamos também escrevendo a trama, ou acompanhando seu nascimento. Muito legal!


"Quando leio um livro de que gosto, parece que o que estou lendo faz meus pensamentos saírem voando do livro. De certa forma, o livro não é feito apenas pelas palavras ou pelas figuras que estão no papel, mas também por tudo que invento quando leio."

Assim como em Sofia

O que achei mais interessante nessa história é que ela traz de volta uma característica que foi algo revelador em O Mundo de Sofia: o fato de o personagem se perceber dentro do livro.

O autor volta a usar esse mesmo mecanismo, novamente ele consegue fazer uma reviravolta que coloca os personagens em uma reflexão de quem sou eu e onde estou. Por isso que os personagens do Jostein são tão vivos! Porque essa é a impressão que dá quando eles descobrem o que está acontecendo de verdade na história.

Nem preciso dizer que se você gostou de O Mundo de Sofia vai amar essa outra história, e se você está procurando um livro para presentear um jovem leitor, com seus treze anos, por exemplo, esse é o livro perfeito! A história é intrigante, divertida e cheia de aprendizagem. Se uma adulta gostou, as crianças vão amar!

"É incrível, fantástico, e mágico que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos."


E aí, ficou com vontade de ler algum desses? Se tiver algum para me recomendar eu aceito sugestões, adoro livros que falam sobre livros!

You Might Also Like

7 comments

  1. Que máximo os livros, são livros bastante interessantes pra ler, é sempre bom conhecer livros geniais como esses, confesso fiquei com vontade de ler Um bestseller pra chamar de meu, a capa chamou a atenção, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu adorei a sugestão de leitura :) os livros são bem interessantes

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Ah, tem coisa melhor do que livros que falam sobre livros? E quando tem personagens que amam livros? Eu gosto muito. Não conhecia nenhum desses livros, mas fiquei bem curiosa para ler o segundo. Recentemente conheci A biblioteca da meia-noite e achei incrível a premissa, comecei a ler mas ainda não terminei. Você já leu? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Minha vontade de ler esses livros aguçou, com certeza anotadíssimo aqui ...

    ResponderExcluir
  5. Os dois livros parecem ótimos!!
    Adorei a dica :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nao conhecia nao, mas adorei saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu conheço os dois livros pela capa, ainda não li nenhum deles. Parece ser bem legais e trazer uma história ótima de sentar e ler, estão na minha lista de leituras já há algum tempo, espero conseguir em breve.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir