Como se tornar uma pessoa criativa?

A mudança de sentimentos pode aumentar a criatividade de pensadores convencionais


Mesmo as pessoas que tendem a pensar convencionalmente, como contadores ou reguladores de seguros, podem ser criativas, sugere um estudo recente, se puderem olhar para as situações emocionais sob uma luz diferente.

Em um conjunto de experimentos, os pesquisadores descobriram que os pensadores convencionais, aqueles que se classificam em baixa abertura a novas ideias e experiências, tiveram mais ideias criativas do que seus pares depois de praticarem a "reavaliação emocional". Isso significa ver uma situação através de outras lentes emocionais, como tentar ver um evento indutor de raiva como algo neutro ou esperançoso.

O estudo, publicado na revista Organizational Behavior and Human Decision Processes, indica que a criatividade é algo que pode ser treinado.

"Uma das implicações do estudo é que a criatividade não é algo acessível apenas a pessoas que consideramos 'criativas'", disse a principal autora Lily Zhu, professora assistente da Carson College of Business da Washington State University. "Sempre que rompemos com nossa perspectiva existente e tentamos pensar em algo diferente de nossa reação inicial, há um elemento criativo nisso. Se pudermos praticar ou treinar esse músculo de pensamento flexível, isso pode nos ajudar a ser mais criativos ao longo do tempo ."

Para o estudo, Zhu e os co-autores Chris Bauman e Maia Young, da Universidade da Califórnia, em Irvine, conduziram uma pesquisa e dois experimentos semelhantes com três grupos diferentes de pessoas. A primeira pesquisa com 279 estudantes universitários revelou que as pessoas que tendiam a ser mais criativas, com alta abertura para novas ideias, também tendiam a praticar a reavaliação emocional regularmente.

Em um experimento com 335 pessoas recrutadas por meio de uma plataforma de crowdsourcing, os participantes foram primeiro classificados em seus níveis de abertura e, em seguida, mostraram uma cena de filme projetada para provocar raiva. Enquanto assistiam, eles recebiam instruções diferentes: suprimir suas emoções, pensar em outra coisa para se distrair ou tentar uma avaliação emocional - olhar para a cena através de outras lentes. Uma parte também não recebeu nenhuma instrução sobre como regular seus sentimentos.

Depois de assistir ao filme, os participantes foram convidados a ter uma ideia para usar um espaço em seu prédio que estava sendo desocupado por uma cafeteria que estava fechando. Essas ideias foram então avaliadas por um painel de especialistas que não sabiam nada sobre os participantes. Idéias como usar o espaço para "cochilos" ou abrir uma creche foram consideradas altamente criativas, enquanto abrir uma lanchonete semelhante ou uma franquia de alimentação foi considerada de baixa criatividade.

O próximo experimento teve um grupo diferente de 177 participantes escrevendo sobre uma experiência que os deixou com raiva, em vez de assistir a um filme. Eles foram então encarregados de escrever sobre isso novamente de uma perspectiva emocional diferente ou escrever sobre outra coisa como uma distração.

Em ambos os experimentos, os participantes de pensamento convencional que tentaram a reavaliação emocional tiveram mais ideias criativas do que outros pensadores convencionais que usaram supressão, distração ou nenhuma estratégia de regulação emocional.


Notavelmente, para os participantes que foram considerados pensadores criativos, a reavaliação emocional não pareceu ter muito efeito em sua criatividade. Os autores sugerem que, como as pessoas criativas já tendem a praticar a reavaliação emocional regularmente, fazer mais não tem tanto impacto, como adicionar mais gasolina a um carro que já tem combustível.

As descobertas têm implicações para melhorar a produtividade dos negócios, afirmam os pesquisadores, uma vez que parece possível aproveitar o conhecimento e a experiência de mais funcionários incentivando sua criatividade, mesmo aqueles em ocupações convencionais como contabilidade, ajuste de seguros ou análise de dados.

Zhu sugeriu que os supervisores pudessem desenvolver treinamentos para cultivar habilidades de pensamento criativo nos funcionários. Os indivíduos também podem praticar a reavaliação emocional quando confrontados com uma crise ou desafio, em vez de suprimir as emoções negativas.

"As emoções negativas são inevitáveis no local de trabalho", disse Zhu. "A questão não é se queremos emoções negativas ou não? A questão é: como podemos lidar melhor com elas de maneira produtiva e saudável? Parte das implicações deste estudo é que podemos usar emoções negativas em nossa vida cotidiana como oportunidades para praticar o pensamento flexível."


fonte: Changing feelings can boost creativity for conventional thinkers -- ScienceDaily

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1 comments

  1. Que interessante!
    Mas não é fácil ser uma pessoa criativa...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

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