tenha um bom dia

Livros que além de mostrar a forma correta de você agir com sua criança ainda explicam a razão de certos comportamentos e como lidar com eles.  


Sabemos que não é fácil lidar com as crianças pequenas, e por mais que os pais se esforcem para fazer o que é correto nem sempre temos certeza de estar acertando, por isso acredito ser importante que todos tenham acesso a livros para ajudar na educação dos filhos.

Essas obras são úteis tanto para pais como para professores, ou qualquer tipo de educador que tenha que lidar com crianças. Elas apresentam estratégias e técnicas simples que podem ser utilizadas no cotidiano para uma boa educação. 

Aqui estão alguns livros que vão ensinar como educar seus filhos:


O cérebro da criança - Daniel Siegel e Tina Bryson


Nesse livro, os autores Daniel Siegel e Tina Bryson explicam o que acontece no cérebro da criança quando está em situações mais emocionais. Utilizando-se da neurociência ajudam os pais a lidar melhor com seus filhos ao entender como se dá todo o processo de pensamento e comportamento dos pequenos.

Apesar de usar uma metodologia cientificamente bem embasada, a linguagem é simples e totalmente compreensível, os autores usam alegorias e metáforas para explicar tudo que se passa no cérebro infantil e divide com os leitores técnicas para serem utilizadas com as crianças. 

O melhor de tudo é que o aprendizado serve tanto para filhos como para pais, os adultos também podem se beneficiar das estratégias compartilhadas no livro para melhorar a própria saúde mental. 

Entre as diversas técnicas apresentadas na obra estão "o andar de cima e o andar de baixo", que explica como as diferentes partes do cérebro influenciam no estado emocional das pessoas. Em "roda da consciência" é ensinada a técnica de mudar o foco de atenção para conseguir lidar com os sentimentos mais diversos. Os autores também explicam a diferença entre os lados do encéfalo e como é importante que o cérebro das crianças sejam bem integrados, com todas as partes funcionando harmoniosamente. 

As técnicas são bem simples de serem aplicadas e podem virar verdadeiras brincadeiras entre pais e filhos, podendo ser feitas até mesmo no carro durante uma viagem, por exemplo. Nada requer nenhum tipo de brinquedo ou instrumento, é tudo na conversa e em formas de perguntas. Tudo muito agradável tanto para crianças como para os adultos.


Disciplina Positiva - Jane Nelsen



Jane Nelsen ensina muito bem a como lidar melhor com as crianças, porque elas se comportam de maneiras mais difíceis e que tipo de futuro estamos proporcionando à elas.

A leitura é bem tranquila, nada de termos complicados ou tarefas impossíveis de serem realizadas. A autora dá dicas maravilhosas para você conseguir educar sua criança de forma eficiente. Quem tem dificuldades com o comportamento de seus filhos deve ler esse livro pra ontem!!! Sério! Vai salvar sua vida e da sua criança!

A Disciplina Positiva

As pessoas querem que as crianças dos tempos atuais sejam como as crianças de antigamente, obedientes. Acontece que os tempos são outros e a submissão saiu de moda! Hoje as mulheres não são mais submissas aos seus maridos nem os empregados aos seus patrões. "Os grupos minoritários exigem seus direitos de igualdade e dignidade". As crianças observam essas mudanças no comportamento dos adultos e também passam a agir de modo a reivindicar o direito universal de respeito. Se os adultos não são mais obrigados a se submeter a ninguém, por que seriam as crianças?

E não, isso não é rebeldia ou algo ruim, pelo contrário, é muito bom que todos os seres humanos sejam livres e tratados com respeito. Pense na condição da mulher há anos atrás, ela não estar mais dependente e submissa ao marido é um grande avanço. O mesmo com as crianças.

O que a disciplina positiva prega é que as crianças sejam tratadas com gentileza e firmeza. A autora afirma que a punição pode funcionar de imediato, mas traz muitos malefícios a longo prazo. As crianças precisam se sentir aceitas e importantes, e isso se dá por meio de responsabilidade, contribuição, e cooperação. 

A gentileza demonstra que temos respeito pela criança, e a firmeza trata do respeito por nós mesmo. Por exemplo, não é respeitoso mimar as crianças, pois assim você estará privando ela da oportunidade de se sentir capaz, de desenvolver seu senso de capacidade e resiliência. Por outro lado, a firmeza significa ser coerente nas regras que vocês criam juntos. Se a criança está te desrespeitando você deve ser firme e se retirar do ambiente, ou se a regra é que não tem sobremesa se não comer o jantar, é preciso ser firme e não ceder ao biquinho do pequeno. É preciso entender que firmeza não tem nada a ver com autoritarismo. Pois tudo que é feito deve ser com o máximo de respeito à criança. 

"Perguntar em vez de dizer é um dos métodos mais eficazes da disciplina positiva"

Comunicação não violenta - Marshall B. Rosenberg


Esse livro vai te ajudar a se comunicar melhor, pode ser com qualquer pessoa, mas também os seus filhos ou crianças com quem convive. O importante é que o autor traz toda uma proposta para você se conectar com as pessoas e lidar melhor com seus sentimentos e os dos outros.

Marshall chega a dar exemplos de frases e demonstrar porque está certo ou errado se dirigir à alguém com aquelas palavras. Além de vários exemplos de situações reais onde o diálogo e principalmente a maneira de falar o ajudou a resolver diversos conflitos.

Antes de mais nada a Comunicação Não Violenta te ensina a escutar os outros, não só realmente ouvir o que a pessoa está dizendo mas entender o que está por trás do que ela fala, qual é o verdadeiro sentido, qual é o sentimento e necessidades do ser humano com quem você quer se comunicar. 

As lições tiradas desse livro servem não só para educar as crianças mas para lidar com todas as pessoas com quem convivemos no cotidiano, até as mais difíceis. 



Existem muitos outros livros que orientam na educação de filhos e crianças em geral, mas acredito que a leitura desses três já é suficiente para o aprendizado de uma criação saudável. As instruções não são difíceis de colocar em prática e depois que você pega o jeito tudo flui naturalmente. 





  • 6 Comments

Está chegando o final do ano e com eles os filmes, séries e documentários natalinos. Selecionamos alguns para você curtir com a família e já ir entrando no clima. 

Aqui estão algumas das novidades que a Netflix está trazendo para seus assinantes nesse período de Natal, tem desde clássicos do Streaming como a Princesa e a plebeia até reality show temático. Aproveite!


A TODOS UM BOM NATAL 

Em geral filmes de Natal costumam vir acompanhados de alguma moral da história, algum ensinamento que torna as pessoas melhores. Esse é um filme desse tipo, e muito divertido também. 

Reunidas para o Natal, quatro irmãs rivais aprendem uma lição sobre união familiar quando o pai reaparece após anos sem dar notícia.


A FAMÍLIA NOEL 

Essa é uma opção para assistir com as crianças, nada melhor do que reunir a família para um programa aconchegante e divertido. 

Jules odeia as festas de fim de ano. Mas, quando seu avô fica doente, descobre o legado mágico da família e percebe que é o único que pode salvar o Natal.


UM MATCH SURPRESA

As pessoas sempre estão a procura do amor, não importa em que época do ano estamos, e filmes desse tipo são sempre uma boa pedida.

Depois de encontrar o match perfeito uma escritora decide atravessar o país e surpreender o pretendente no Natal, mas quem leva uma surpresa é ela.


ARRANJO DE NATAL

Nessa época natalina coisas inesperadas acontecem, e se você curte uma história com esse tipo de narrativa, está aqui um romance pra você assistir com o seu amor.

Um improvável romance de Natal brotou entre um rapper famoso e uma jornalista obstinada. Mas será que vai dar certo apesar das diferenças?


A PRINCESA E A PLEBEIA 

Esse já é um clássico da Netflix, todo Natal temos mais uma história com nossas realezas preferidas. 

Para recuperar uma valiosa relíquia de Natal, a rainha Margaret e a princesa Stacy pedem ajuda de Fiona, Só que dessa vez, a sósia vem com um charmoso ex a tiracolo. 


VIDRADOS NO NATAL

Pra quem gosta de reality show de competição, aqui está um que não deixou o espírito natalino de lado. 

Cinco artistas estão de volta para encher a oficina de vidro com criações natalinas. Mas só um deles vai para casa com um generoso presente de Natal.


Então é isso

Agora basta escolher, pegar seu panetone e pijama gostosinho e assistir com a família! Que todos tenham um ótimo Natal!




  • 0 Comments

Como saber o que de fato é bom para assistir entre tantas novidades que a Netflix nos tem apresentado? Fizemos uma seleção do que há de mais interessante e novo no serviço de streaming. 

Aqui temos uma série, um documentário, um filme de suspense e um nacional para você escolher entre as novidades que a Netflix tem lançado. 


O tempo que te dou


Essa é uma série espanhola sobre o fim de um relacionamento e como a personagem principal usa de um interessante artifício para conseguir esquecer o seu antigo amor e voltar a ser feliz. Fala sobre amor, término, mas também sobre se reerguer e se sentir confiante. 

Lina e Nico terminaram depois de muitos anos juntos. Lina faz o possível para construir uma nova vida e pensar nele cada vez menos.


Explicando a mente



Esse é um documentário muito interessante que explica como as coisas funcionam, esse em específico é sobre somo acontecem alguns processos mentais relevantes para o ser humano. 

Nossa mente é capaz de fazer maravilhas, mas também pode sabotar nossas melhores intenções. Conheça a ciência por trás da criatividade, da lavagem cerebral e muito mais.


Hypnotic 



Pra não dizer que não falei de filmes, temos aqui um suspense psicológico onde a personagem ao procurar ajuda para suas questões por meio da hipnose acaba se envolvendo em algo que vai além do que ela estava esperando. Um filme para quem gosta de roer as unhas e devorar a pipoca de tanta tensão. 

Sentindo que sua vida está estagnada em todos os aspectos, Jenn busca ajuda na hipnoterapia. Só que acaba envolvida em um jogo psicológico mortal.


Doidas e Santas



Baseado no livro de Martha Medeiros esse filme nacional conta a história de uma terapeuta que depois de dar conselhos e viver uma vida regrada decide passar de santa para doida, e vai viver aventuras que trazem muitas risadas e diversão.  

Após perder a mãe, uma psicanalista famosa e frustrada vai fundo na arte do desapego e em busca da felicidade durante uma viagem a Buenos Aires. 


Já escolheu o seu? Então pegue a pipoca e o guaraná e vai relaxar assistindo à essas ótimas recomendações, tenho certeza que irá amar!




  • 5 Comments

O melhor livro da Marian Keyes que eu já li, mas tenho que confessar que quando comecei a ler não me entusiasmou muito. Porém, depois de cerca de cinquenta folhas, passei a amar!


Sinopse

"Em Um bestseller pra chamar de meu, Marian Keys nos traz divertidas histórias dos bastidores do mercado editorial. JOJO Focada e trabalhadora (ralação é com ela mesma), a agente literária Jojo Harvey combina como ninguém um corpitcho de Jessica Rabbit com uma invejável capacidade de raciocínio. Subindo com desenvoltura os degraus do sucesso na escala da fama corporativa, ela está sempre com a retaguarda protegida e os olhos bem atentos às nuvens para não errar o plano de voo, mas... acaba se apaixonando por um de seus chefes. Justamente o casado. LILY Lily Wright, uma das clientes de Jojo, está no sétimo céu graças ao sucesso instantâneo de seu romance de estreia. Só que algumas duvidazinhas irritantes começaram a aparecer em seu horizonte, e ela tem a noção exata de que sua felicidade está construída sobre um terreno instável. Seu segundo romance parece que se nega a sair de sua cabeça, e o prazo de entrega... Bem, vocês sabem. Além disso, já gastou todo o polpudo adiantamento que recebeu, pois Anton, o “amor da minha vida”, convenceu a pobrezinha a comprar a casa de seus sonhos. E, ainda por cima, ela ainda tem de lidar com a culpa pelo que aconteceu com Gemma. GEMMA A fabulosa organizadora de eventos Gemma Hogan era a melhor amiga de Lily... até que a melhor amiga lhe roubou Anton, o também “amor da minha vida”. Cuidando da mãe recém-abandonada pela marido, a vida social de Gemma é uma linha bem horizontal, sem altos nem baixos - uma situação terrível que resulta em e-mails hilários para uma amiga. Com histórias divertidíssimas como as que ela conta em seus textos, a atenção da agente literária Jojo Harvey acaba sendo atraída, e ela aceita Gemma como cliente. Todas elas vão aprender, do jeito mais difícil - e tem outro jeito? -, que a natureza do verdadeiro amor pode surgir de muitas e variadas formas."

Sei quando gosto muito de uma obra quando tenho vontade de ler em outros horários do dia, normalmente leio antes de dormir, mas quando pego o livro pra dar aquela espiadinha enquanto o arroz fica pronto, é porque eu estou amando a leitura!

Eu já gosto da Marian Keyes, a forma como ela escreve sempre me prendeu, mas ultimamente tenho traído ela com a Sophie Kinsella, então esse amor por esse livro foi uma surpresa.

Nessa obra ela conta a história de três mulheres diferentes, e de como as suas vidas estão ligadas pelo universo editorial.

Eu tenho a impressão que essa autora é o contrário de uma sopa, ela começa gelada para depois ir esquentando aos poucos. No começo não quis saber muito da história, no meio do livro me apaixonei, e no final estava fissurada.



De todos os livros da Marian que já li, acho que Melância costumava ser o meu preferido, mas agora, sinto muito, acho que o Bestseller  ocupa esse lugar.

Eu amei a personalidade de Jojo, e foi ela que me fez começar a gostar do livro, a partir do momento em que ela aparece,  está sempre presente nas outras histórias mesmo que indiretamente, então acho que a leitura vale a pena só pela presença dela. Ou seja, ela salva a obra, e na minha opinião, ela é o livro!

Não que as outras histórias não sejam interessantes, até são, você fica curiosa pra saber o que vai acontecer com as outras personagens, mas quem meio que determina o futuro delas também é Jojo... então...


Senti uma certa tristeza quando o livro terminou, pois queria continuar acompanhando a vida dessas mulheres. Mas valeu a pena esse tempo que passei com elas. E mais uma vez, palmas para a autora, pois não deve ser nada fácil contar três histórias em uma de um jeito tão legal!


Bom, terminada essa aventura, agora é seguir para a próxima, pois essa é a magia da literatura, a emoção nunca termina, é só o tempo de dar uma respirada e mergulhar em outras páginas!
  • 7 Comments

Coisas simples, para quais não damos valor, podem ter um grande significado em nossas vidas. É possível que façam a diferença entre um cotidiano corrido e estressante ou uma rotina agradável e feliz. 


Fazer pequenas mudanças em seu dia a dia pode aumentar demais a sua qualidade de vida. Não estou falando das já conhecidas recomendações de praticar atividade física e se alimentar bem, isso também é importante, mas quero acreditar que você já está em um estágio superior. 

Que tal complementar seu estilo de vida com essas 4 atitudes simples que tem o poder de mudar seu estado atual para melhor? Não são coisas impossíveis de se fazer ou que vai demandar muito tempo e dinheiro, mas os benefícios que podem trazer não têm preço. 

Ter uma rotina

É o seu cérebro que deixa feliz, ele é responsável por avisar as glândulas que é hora de liberar o hormônio da alegria. Se tem uma coisa que deixa o cérebro calmo é saber o que vai acontecer. Portanto, quando você tem uma rotina bem estabelecida, acima de tudo, uma rotina que você goste, moléculas da felicidade irão agir no seu corpinho. 

Ter uma rotina matinal e uma noturna fazem muita diferença, você vai acordar mais feliz e dormir mais facilmente, pois isso vai indicar ao seu corpo que está na hora tanto de acordar como de dormir. 

Sono regular

Aliás, dormir bem é essencial para ter uma vida melhor. São no mínimo sete horas de sono, menos que isso já é privação, seu corpo sente as diferenças. É quando estamos dormindo que nosso organismo faz uma espécie de faxina no cérebro, lavando substâncias que nos deixam cansados, se essa limpeza não acontece além de falta de disposição também sentimos irritação e falta de memória. Por isso recomenda-se que você durma e acorde todos os dias no mesmo horário, e tenha suas horas necessárias de sono de qualidade. 

Programar a semana

Se você sentar um dia para rabiscar em um calendário ou agenda tudo que precisará fazer durante a semana, vai estar muito mais preparado para os desafios do cotidiano. Isso vai fazer com que você se sinta menos estressado, já que ao no lugar de ter os compromisso na cabeça, estará tudo no papel, e você não terá muitas surpresas durante esses dias. Isso dá uma sensação de controle que te deixa mais relaxado. 

Desejar o bem

Ao desejar ou fazer o bem para os outros nosso cérebro também libera substâncias que trazem bem estar. Isso se dá porque somos seres sociais e viver em harmonia é essencial para nossa sobrevivência, por isso atitudes como essas são recompensadas pelo nosso corpo. Você não precisa fazer grandes campanhas ou trabalhos voluntários se não quiser, o simples fato de olhar para alguém e desejar, mentalmente mesmo, que ele ou ela tenha um bom dia, seja feliz, prospere, já vai trazer bons sentimentos para você também.


Todas essas atitudes são gatilhos para que nosso organismo libere os hormônios "do bem" em nosso cérebro e isso faz com que nos sintamos melhor. Isso significa que se você ainda não faz essas simples tarefas, basta começar e vai perceber mudanças em seu estado emocional que vão deixar sua vida muito melhor!




  • 5 Comments

Você acha difícil ser uma pessoa organizada? Não se sente motivado para colocar as coisas em ordem e vai sendo levado pelo fluxo interminável de contratempos? Aqui estão quatro razões para você começar a pensar em se organizar. 


As pessoas sabem que precisam de organização em suas vidas, que do jeito que estão vão acabar tendo uma crise ou mesmo adoecer, mesmo assim ainda não encontram motivação para ter uma rotina ordenada. Portanto, trazemos nesse post quatro motivos para você se organizar. 

Sabendo todos os benefícios que a organização pode trazer para seu cotidiano tenho certeza de que vai finalmente tomar a atitude de começar a se organizar hoje mesmo. 


1. Paz mental

Você já teve a sensação de ter tanta coisa pra fazer que parece que as tarefas ficam rodando dentro da sua cabeça fazendo seu coração estar a ponto de disparar? Aquela sentimento de alerta de que a qualquer momento vai aparecer uma questão para resolver? Ou ainda uma percepção que você tem que fazer alguma coisa mas não se lembra bem o que é? 

Pois é, quando você coloca as suas tarefas em um papel, ou uma lista, todas essas conjecturas somem da sua mente, simplesmente porque estando o problema anotado em algum lugar ele não precisa ocupar espaço na sua cabeça. 

A consequência disso é o que chamamos de paz mental, você consegue estar mais relaxado porque sabe que está tudo em ordem, e sempre tem noção exatamente do que precisa fazer a seguir. A organização traz a impressão de controle que precisamos para não pirar. 

2. Sensação de Capacidade

Quando começamos a nos organizar os problemas são esclarecidos mais facilmente, percebemos que se seguirmos algumas etapas com um planejamento bem estruturado qualquer coisa pode ser destrinchada e transformada em projeto. 

Sendo assim, vc sente que pode solucionar qualquer inconveniente, se torna uma pessoa mais confiante e com um senso de que é capaz de conquistar ou resolver o que quiser. 

3. Mais tempo livre

Qual é a desculpa mais usada na humanidade? "Não tenho tempo". Ao se organizar você vai se surpreender com a quantidade de tempo livre que estava perdendo. O dia vai parecer que tem muito mais que 24 horas, você vai ser capaz de se divertir, praticar um hobbie, passar horas com a família ou assistir aquela série sem ter que prejudicar seu sono pra isso.

É possível sim fazer tudo que você tem pra fazer no dia e ainda sobrar tempo para curtir e descansar, basta ter uma rotina organizada com prioridades e objetivos claros. 

4. Satisfação  

Talvez uma das maiores vantagens de se organizar seja se livrar daquela sensação de que você é um impostor, ou de que não consegue dar conta das atividades de sua vida. Com planejamento irá perceber que tem essa capacidade e vai se sentir muito satisfeito consigo mesmo. 

Os deveres e compromissos não trarão mais aquele sentimento de desagrado e contrariedade, você vai se sentir feliz em cumprir com seus prazos e ainda ter tempo livre para usufruir como desejar. Vai desenvolver um alto nível de satisfação consigo mesmo e com sua produção. 


Agora que você já sabe quais são os quatro motivos para se organizar, já pode desenvolver motivação para parar de procrastinar e colocar seus objetivos no papel. 

Abandone os problemas e preocupações, sinta-se capaz de realizar seus sonhos, tenha mais tempo livro e sinta-se satisfeito com a vida. Organizado direitinho tudo se resolve e tudo se alcança. Comece imediatamente a se organizar e mude sua vida para melhor. 





  • 7 Comments

Chegou a hora de olhar para trás e perceber o que você aprendeu com o ano que passou, comemorar suas conquistas e começar a se preparar para o ano que vem.


Essa é uma lista de perguntas que ajudarão com que você reflita sobre o ano que passou e se prepare para o próximo ano. Responder a essas questões pode trazer uma sensação de realização ou mesmo de recomeço. A esperança de que o ano que está chegando pode ser melhor do que o que passou. 

Perguntas de revisão do ano

Vamos começar pela parte ruim para terminar feliz. Não se preocupe em ser exato ou perfeccionista, pode ser que não se lembre de tudo mas sempre pode voltar às questões quando precisar.

1. Quais foram os pontos negativos do ano? O que aconteceu de ruim?

2. Como você lidou com cada um desses pontos negativos? 

3. O que pode melhorar em cada um desses pontos? O que poderia fazer diferente?

Lembre-se de se perdoar pelo que não deu certo, o que passou já passou e ter auto compaixão é essencial para que no próximo ano consiga alcançar seus objetivos.

4. Quais foram as melhores coisas que aconteceram esse ano?

5. Qual foi a maior lição que aprendeu durante esse período?

6. O que deseja preservar para o ano que vem e o que deseja que seja diferente?

7. O que te deu mais orgulho nesse ano?

8. Quais são seus principais objetivos para o próximo ano?


Esperamos que seu ano tenha sido de muitas realizações e felicidades, mas se não foi não tem problema nenhum, pois um ano de coragem e superação também não deixa de ser uma coisa muito boa, o mais importante é levar conosco os aprendizados que conseguimos com mais um ano de vida. 

Que seu ano que vem seja melhor do que esse! 






  • 7 Comments

Esse teste avalia sua personalidade baseado nas melhores séries já lançadas por Netflix, Amazon, Disney e as outras que você não tem dinheiro pra pagar.


É bom salientar que esse estudo foi cientificamente validado pela consagrada Universidade de MyOwnBrain, localizada em InsideMyHead no estado de  Above - My Neck.

Para realizar o teste basta identificar entre as séries aqui descritas aquela que você já assistiu e gostou. Pode escolher mais de uma, se você gostou de todas você é tudo isso que tá escrito mesmo, se conforma! Se não gostou de nenhuma você precisa rever seu gosto por audiovisual imediatamente. 

Boa sorte, esse post vai mudar sua percepção sobre si mesmo a partir de agora. Recomendo que procure atendimento psicológico depois que terminar. Vai!


The Office (uma das melhores séries que você encontra na Amazon)


Arrogante com bom coração

Você se acha melhor que os outros, todos a sua volta são apenas palhaços ignorantes que estão ali para te entreter. Contudo, se encontra alguém que admira e admite colocar no mesmo patamar que acredita estar, vai ser fiel à ela para sempre. Mesmo achando as outras pessoas idiotas acaba gostando um pouco delas e criando afeição.


Fleabag (a melhor série da Amazon)


Millenium f*****

Você é um pobre coitado, mas sua vantagem é que não se deixa iludir e consegue perceber toda a miséria em que está metido. Você é consciente de sua situação e sabe que mesmo estando no fundo do poço ainda dá pra chegar no subsolo deste. Por outro lado, conhecer seus defeitos é o primeiro passo para mudar, mas será que você quer mudar ou se acostumou com sua vida de merda?


Gilmore Girls (uma série basicamente sobre livros que você encontra na Netflix)


Leitora nerd 

Você é introspectiva, não tem namorado porque prefere sonhar com os personagens fictícios dos livros que lê e nem gosta de tomar café mas fala que gosta. Você até pode ser inteligente mas sua vida amorosa é um desastre. Já leu tanto na vida, já teve tantos namorados imaginários sensacionais que qualquer ser humano normal nunca vai chegar aos pés de suas exigências, por isso taí lendo esse post sozinha. 

(Se você for um menino hetero que gosta de Gilmore Girls por favor me deixe saber nos comentários, nunca vi nenhum dessa espécie. Obrigado.)


Modern Family (série engraçada que você pode assistir na Netflix)


Pessoa Legal

Você é uma pessoa legal, porque qualquer um que não goste de Modern Family tem alguma falha de caráter. Além disso, você tem milhares de defeitos e sabe disso, mas gosta de rir deles em você e nos outros. Justamente por ser uma pessoa legal, você tende a aceitar as pessoas como elas são, apesar de não gostar de ser julgado, julga bastante os outros, mas aceita a todos de qualquer maneira. 


Greys anatomy (não faço ideia de onde tá passando agora)


Meio sádico, meio masoquista 

Você é uma pessoa normal que gosta de saber dos problemas dos outros pra não ter que entrar em contato com suas próprias questões. Existe um ser masoquista dentro de ti que gosta muito de sofrer e chorar, mas ao mesmo tempo ver pessoas que não existem morrer é menos doloroso do que saber que não tem ninguém na sua vida pra morrer por você! 


The Mandalorian (melhor série sobre Star Wars na Disney)


Impostor cansado

As pessoas te acham um herói mas no fundo você sabe muito bem que tudo que quer é fazer seu trabalho e voltar pra casa. É apenas um impostor, não sabe nada do universo Star Wars mas gosta da estética. Não entendeu e nem gostou de nada da série mas ficou feliz por ver o Luke Skywalker novamente. Vai levando a vida de acordo com o que aparece e não faz muita questão de discordar de ninguém, até gosta de umas pessoas e fica meio emotivo com algumas, mas está cansado demais pra dar atenção aos seus sentimentos. 


E, aí? O que saiu pra você? Concordou com o resultado? Escreve aí nos comentários pra eu me divertir com a sua eterna negação dos seus próprios defeitos!!! Ficou boquiaberto por saber que eu te conheço melhor que você mesmo, né? Eu sei!


*Este post contém duas palavras que não são irônicas, o resto do texto é só uma brincadeira de quem não tem o que fazer mas tem acesso à um computador com wi-fi. 






  • 8 Comments

Todo mundo sabe que ter um hobby faz muito bem para saúde, é uma forma de conseguir alguma tranquilidade em meio à vida corrida que experimentamos ultimamente. Se você se interessa por ampliar seus conhecimentos e ter um tempo de paz, aqui vão algumas dicas.


No período da quarentena parece que foi obrigação arranjar uma atividade para passar o tempo e diminuir a ansiedade de tempos difíceis. Com isso, alguns hobbies chamaram a atenção e parece que ficaram "na moda". 

Separamos aqueles que são mais tranquilos e trazem uma sensação de satisfação e bem estar. Quem sabe você não passa a cultivar um desses hábitos a partir de agora?! Aqui estão alguns hobbies para você amar:

Scrapbook


É a arte de fazer colagens com imagens vintage ou sobre natureza (ou o que quiser), você escolhe o estilo que deseja fazer. É usada para ilustrar um caderno ou livro onde você pode escrever seu diário, planner ou mesmo suas memórias. É muito divertido e extremamente tranquilizante. 

Além disso, você pode unir esse hobby ao hábito de escrever, que também é uma atividade prazerosa que faz muito bem pra saúde mental. Fazer um diário de gratidão ajuda seu cérebro a focar nas coisas boas da vida, e liberar uma série de substâncias que te deixam mais feliz. 

Scrapbook é uma ótima opção para distrair e acalmar a mente. Olha que beleza! São dois passatempos em um!




Crochê



Antigamente o crochê era coisa de senhoras mas hoje em dia caiu no gosto da geração z. Muitas adolescentes estão se dedicando a arte de crochetar e fazendo coisas incríveis e criativas com agulha e linha.

O bom do Crochê é que além de se distrair e acalmar você ainda economiza dinheiro, pois muitas coisas que iria comprar você fazer por si mesma. Além do fato de que é muito recompensador ver um trabalho pronto e acompanhar a sua evolução nesse artesanato. Garanto que quem começa não consegue mais parar.




Livros



Ah! Esse é um hobby muito antigo, mas ainda um dos melhores e mais instrutivos. Só que a moda agora não é simplesmente ler o livro, mas marcá-lo de várias formas possíveis, e quanto mais criativa a marcação melhor. Isso torna a leitura muito mais interessante e bonita. 

Muitas pessoas têm dó de escrever ou anotar nos exemplares, mas parece que essa galera está deixando essa formalidade de lado e se entregando totalmente ao papel e a variadas técnicas de estudo e leitura ativa. 

Esse é um dos melhores hábitos que você pode cultivar em sua vida, aumentar o conhecimento além de importante também pode ser muito divertido.

Se você quiser sugestões de leitura indico esse blog aqui. 





Espero que você tenha gostado dessas sugestões de hobbies que você vai amar, lembre-se que ter uma atividade diferente que do que você faz no cotidiano é importante para sua qualidade de vida, é preciso que façamos algo que nos traga prazer e tranquilidade, se não pensarmos em nós mesmos e viver apenas para produzir e consumir vamos adoecer facilmente, o que já vem acontecendo com muitas pessoas. Portanto, reserve um tempinho na agenda para cultivar um desses hábitos!

E aí, qual você achou mais legal?!!!



*Todas as imagens usadas nesse post são do site Pinterest. 








  • 10 Comments

A nossa rotina pode contribuir demais com as condições do nosso corpo, não só fisicamente como emocionalmente também. Veja agora seis coisas que toda pessoa que sofre de depressão deve fazer para ajustar o seu modo de vida e melhorar a saúde do cérebro. 



Em primeiro lugar, a pessoa que sofre de depressão deve procurar ajuda profissional. Tratar-se com psiquiatra e psicólogo é essencial para que o sujeito saia da crise mais forte, caso contrário não há como estabelecer esses 6 passos que a pessoa com depressão deve fazer. 

Depois de estabilizado é preciso manter uma rotina saudável para que a depressão não volte a acontecer, ou mesmo no caso de uma depressão mais leve, seguir uma rotina com esses elementos pode ajudar muito.

Exercício físico

O cérebro é um orgão do seu corpo, portanto para que ele funcione bem é necessário que sua parte física também se encontre em bom estado. Exercícios físicos fazem muito bem para saúde mental pois além de liberar hormônios que fazem você se sentir bem ainda ajuda no nascimentos de neurônios, as células do cérebro. 



Diário 

Manter um diário pode parecer uma coisa boba ou de adolescente, mas é muito efetivo para lidar com a depressão. O ideal é que você tenha dois cadernos separados, um para as coisas ruins, para desabafos, e outro para as coisas boas, para agradecimentos. É o famoso diário de gratidão. Ele vai ajudar o seu cérebro perceber que coisas boas acontecem em nossas vidas, coisa que a depressão faz com que você não perceba, mas elas estão presentes, falta apenas dar atenção à elas, e o diário é uma ótima opção para treinar a mente a ver o lado bom da vida.

Alimentação

Assim como o exercício físico a alimentação correta é essencial para que nosso corpo trabalhe bem, e com ele nosso cérebro. Alimentos como a banana e verduras têm substâncias que ajudam a aumentar a serotonina, neurotransmissor responsável pela nossa alegria. Além disso, ter uma dieta rica em ômega 3 e probióticos também ajuda bastante na saúde mental. Portanto, se alimentar de forma saudável é fundamental para lidar com os sintomas da depressão.

Interação social

O ser humano é um ser social, nós só conseguimos evoluir e lutar com nossos grandes predadores porque nos unimos e fizemos comunidades para trabalhar juntos. Portanto, a solidão é algo que certamente deprime as pessoas. Ter amigos, sair para conversar, manter contato social é muito importante para combater os sintomas da depressão.


Benevolência

Ainda na questão social , ajudar os outros é algo que faz muito bem para a saúde do nosso cérebro. O voluntariado é fortemente indicado para pessoas com depressão, pois o ato da benevolência e solidariedade também libera hormônios da felicidade e compaixão no nosso organismo, fazendo com que nos sintamos mais alegres e satisfeitos. O simples ato de desejar mentalmente algo bom para outra pessoa ou dizer um bom dia sincero já faz com que neurotransmissores do bem caminhem por nosso corpo.

Ter um objetivo

Um dos sintomas da depressão é a sensação de que a vida não faz sentido, de que o sujeito não tem motivos para levantar da cama. Por isso, se engajar em alguma tarefa ou grupo é de extrema ajuda para a pessoa deprimida. O próprio trabalho voluntário pode ser um objetivo desses, ou se engajar em um grupo religioso, um clube do livro, até acompanhar uma novela ou série pode ajudar.


A depressão não é um transtorno fácil e pode trazer muitos malefícios para a vida das pessoas que sofrem com ela. Mas é também cada vez mais comum em nossa sociedade. Se temos a chance de prevenir e tratar esse mal com medidas simples não há porque deixar de implementa-los em nossas vidas e seguirmos saudáveis, tanto física quantos mentalmente. 

Faça essas 6 coisas que toda pessoa com depressão deve fazer, mesmo se você não apresenta o transtorno, e verá como vai se sentir melhor. Não se esqueça de voltar aqui e contar como foi essa experiência pra você.

Lembrando que acompanhamento psiquiátrico e psicológico são essenciais sempre! 







  • 7 Comments

Acabou aquela época em que você acordava de mau humor e só conseguia falar com alguém depois de uma xícara de café. Aprenda como tornar seus dias melhores respondendo essas quatro questões todas as manhãs.


É importante saber que o nosso corpo funciona de forma hormonal, são os hormônios que fazem com que nos sintamos bem, estressados, amorosos ou com medo. Quem sofre com tpm ou já esteve grávida sabe bem do que estou falando. 

Muitas vezes quem libera essas substâncias em nosso corpo são nossas células cerebrais, isso significa que pela forma como pensamos podemos liberar hormônios do "bem" ou do "mal". Parece simples, mas é um pouco mais complicado, pois nem sempre temos controle sobre nossos pensamentos e muito menos sobre os sentimentos. Contudo, podemos dar uma ajudinha ao nosso organismo, usando alguns macetes para fazer com que o cérebro procure por pensamentos bons que vão liberar substâncias que nos fazem sentir bem. Um desses truques é responder à esses exercícios logo pela manhã: 

3 Coisas pelas quais você é grato

Esse exercício faz com que você ative partes do seu encéfalo que irão procurar por memórias boas, ao ativar essas lembranças seu corpo liberará hormônios que farão com que você se sinta feliz. Além disso, essas memórias vão ficar mais fortes e será mais mais fácil se sentir bem ao longo do dia. 

Treinar o cérebro para ver o lado positivo das coisas nem sempre é simples, principalmente se você tende a ser uma pessoa mais melancólica, mas com a prática isso vai ficando cada vez mais fácil. Até que chegará um momento em que conseguirá fazer isso automaticamente sempre que algo bom acontecer em sua vida, pois sua mente estará treinada para enxergar melhor esses acontecimentos. 

3 Principais Objetivos do dia

Quando você limita seus objetivos em coisas específicas fica mais fácil realiza-las. Sua cabeça não fica cheia de informações e pendências que podem te deixar estressado. Além disso, a probabilidade de você conseguir alcançar esses objetivos é bem maior e o sentimento de satisfação por ter conseguido fará com que se sinta muito melhor. 

3 Afirmações positivas sobre você

Não se trata de "lei da atração", o que acontece mesmo é que ao afirmar diariamente para sua mente que você é uma pessoa com características positivas seu cérebro vai começar a procurar evidências para provar que isso é verdade, o famoso viés de confirmação. Sendo assim, cada vez mais você irá acreditar que tem esses atributos e acabará se tornando o que sempre diz que é. Da mesma forma que uma criança que é tida como burra ou bagunceira na infância, quando cresce realmente se torna o que lhe foi imposto, também podemos usar do mesmo artifício para desfazer esse mal (se for seu caso) ou se tornar aquilo que tanto sonha. 

Deseje o bem para alguém

Não faz mal se essa pessoa nem ficar sabendo (se quiser contar é ainda melhor) mas só de você sinceramente desejar algo bom para os outros já vai fazer com que uma substância chamada ocitocina seja liberada em seu organismo e isso fará com que você se sinta feliz. Seres humanos são animais sociais, a vida em comunidade foi essencial para a sobrevivência da espécie, por isso nosso cérebro evoluiu de forma a nos recompensar por fazermos algo que ajuda nossos companheiros. 

A maior intenção do dia 

Estabeleça uma intenção para o seu dia, não é como os objetivos, é mais uma forma como você pretende agir. Por exemplo, "hoje vou tentar não reclamar", ou "hoje vou olhar todas as pessoas nos olhos", ainda "hoje vou tentar sorrir mais". Ao agir de forma diferente durante o dia, de um jeito que não costuma agir normalmente, estará disparando novas conexões no seu cérebro, isso promove maior neuroplasticidade, fazendo com que sua rede de neurônios seja capaz de mudar para melhor. 


É isso. Agora você já conhece uma forma simples e fácil de liberar os hormônios do "bem" no seu organismo e se sentir muito melhor, e quanto mais praticar mais habilidoso ficará em transformar seus sentimentos. Então, separe seu caderno preferido juntamente com sua caneta predileta, pratique essa atividade todos os dias enquanto toma a sua xícara de café da manhã e tenha um ótimo dia!








  • 9 Comments

Tenho certeza que você já ouviu falar dessa série, se é que já não assistiu, porque está todo mundo fazendo isso. Pois eu vou te dar alguns motivos para não assistir essa série, a não ser que esteja disposto a dar adeus à algumas necessidades básicas do ser humano...




1- Essa série é uma droga!

La Casa de Papel é uma droga porque ela vicia mais que crack, você não consegue parar de assistir! Sabe aquele momento do filme em que tudo dá errado e você acha que o mocinho não vai ter como escapar? Pois bem, em um filme você tem no máximo um ou dois momentos como esse, mas nessa série, isso acontece o tempo inteiro. É isso que te deixa doido! Você fica fissurado, como um viciado. É isso que quer pra sua vida, amigo? Porque tem mais:

 2-Adeus, noite de sono!

É bem provável que se você trabalha vai assistir à essa série à noite, e vou te dizer que o negócio é tão viciante que você não vai conseguir parar, e adivinha... passará a noite inteira maratonando e no outro dia vai acordar morrendo de sono! 

O pior de tudo é que você não vai dar conta de assistir em uma noite apenas, porque agora temos quinhentas temporadas, então vai precisar de outra noite mal dormida. 

No entanto, se você não tem horários e pode assistir à serie na hora que quiser:

3- Adeus, produtividade!

Você não vai conseguir fazer nada do que tem pra fazer durante o dia, pois enquanto não terminar de assistir essa desgraça não vai conseguir parar de pensar, e vai abdicar de todos os seus afazeres para assistir às "travessuras" do Professor...

4- Adeus, amigos!

Seus amigos não vão mais te suportar, porque você só vai conseguir falar da Casa de Papel, se tem algum amigo que ainda não assistiu vai encher tanto para que ele assista, que é tão legal, que você tem tanta certeza que ele vai gostar, que ele provavelmente vai te mandar para aquele lugar (e depois vai assistir e vai fazer o mesmo com outros amigos).

Se seus amigos já assistiram, vocês não vão conseguir falar de outra coisa, e vão apelidar uns aos outros com nomes de cidades, a cada duas frases farão alguma referência à série, vai ficar tão insuportável que vocês mesmos não vão se aguentar!



Tudo isso porque, minha gente, essa série é muito maravilhosa. Digo que vale muito à pena dar adeus ao sono, à produtividade e a conversa com os amigos pelo menos por um tempo, para se dedicar a assistir essa obra prima!!! Vai fundo! 
  • 10 Comments

Sabemos que uma das mais difíceis missões no frio intenso do inverno da mudança climática planetária é... lavar a louça****. Mas a mais penosa de todas ainda é tomar banho. Dá aquela preguiça misturada com medo e procrastinação, uma incrível falta de motivação pra sair dessa zona de conforto*.

 

Apesar da moda que está rolando entre os famosos (obrigado Ashton Kutcher) de abandonar esse hábito de higiene tão querido pelos brasileiros, nós que somos descendentes de indígenas limpinhos ainda gostamos muito de cheirar bem. No entanto, estamos acostumados com aquele calorzinho gostoso de derreter reboco e fritar ovo no chão, e tomar banho em tempos mais gelados pode ser um desafio.

Sendo assim, eu trago aqui alguns truques para conseguir entrar e sair do chuveiro no frio. Recomendo que siga direitinho as instruções e aprenda como ter coragem de tomar banho no inverno. 

Tenha em mente todo o legado que seus antepassados, não os portugueses mas os tupi e guaranis, deixaram e o quanto é importante não cultivar o fedor trazido por nossos algozes, agora sim os portugueses. Vamos honrar a cultura brasileira de tomar no mínimo três banhos por dia, escovar os dentes no banheiro dos restaurantes deixando os gringos sem entender pra que tanto cuidado dental. Vamos limpar e ressecar a nossa pele, sim. Depois a gente compra avon, natura e hidrata. Depois a gente rola no chão com os cachorros caramelos e repomos as bactérias da pele. O que realmente importa é tomar banho, não importa se está fazendo quarenta ou zero graus! 

Para você ter coragem de entrar embaixo do chuveiro no inverno e continuar a manter esses hábitos acima citados, trago algumas dicas para tomar banho no frio sem sofrer: 

Truques para conseguir entrar e sair do chuveiro no frio

Roupa e Toalha

Antes mesmo de entrar no banheiro são necessárias duas atitudes que virão a ser úteis nessa batalha contra o frio e a procrastinação. A primeira delas é levar a roupa que você vai vestir para o toalete, e a segunda é colocar a toalha ou roupão** bem perto do chuveiro. Aguarde, confia e siga lendo.

A sauna 

Quando entrar no recinto para seu banho, ligue o chuveiro no quente máximo, aquele pelando mesmo, e feche a porta. Com isso você terá um agradável efeito sauna que será de grande colaboração para que não sinta frio quando for fazer essa tarefa inglória que é tirar a roupa.

A calça primeiro

Sim, não tire a parte de cima da roupa e comece pela calça. A maioria das pessoas não sente tanto frio nas pernas como sente no tronco. Mas se você for ao contrário, alecrim dourado, é só começar pela parte que você acha mais resistente. Simples assim.  

Vupt!

Pronto! Tirou, entre embaixo do chuveiro o mais rápido possível. Não arrisque se congelar querendo fazer xixi nesse momento. Use o cérebro, pense e faça o que precisar antes de tirar a roupa, né?! Tome seu banho tranquilamente e quando chegar aquela hora mágica em que alguém gritar pra você finalmente sair do banho, siga os seguintes passos:

Atenção!

Pegue a toalha (que você deixou perto como eu orientei) e ainda com as costas embaixo do chuveiro enxugue o rosto e os braços, depois (atenção para essa manobra) vire e fique com a barriga e pernas ainda embaixo da água, enquanto isso seque as costas. Em seguida é só enrolar a toalha no corpo e desligar o chuveiro rapidamente antes que queira voltar pra ele. 

Eu falei pra levar a roupa pro banheiro!

Seguindo a mesma tática de tirar a roupa, ainda com a toalha enrolada no corpo coloque a parte de cima da blusa, ou a calça se você for o Alecrim diferentão, e pronto! Agora você já está quentinho e limpinho. Tenho certeza que os próximos passos você sabe como realizar. De nada!


Recomendo que você compartilhe essas relevantes informações com pessoas do seu convívio que estão pensando em abandonar a toalha durante esse período mais gelado, não permita que seus entes queridos entre pra turma da preguiça e do fedor. Se você tiver acesso ao whatsapp do Ashton***, passa esse post pra ele, quem sabe o astro não muda de ideia? Vai ver o problema dele é falta de coragem de entrar ou sair do chuveiro, vai ver a esposa tá cansada de gritar pra ele sair do banheiro, ou estão gastando muito com a conta de luz porque a "princesa" quando entra no banho não quer mais sair, parece até uma noiva... Vamos ajudar uns aos outros a combater essa perigosa concepção de que no frio da po*** que tá fazendo não precisamos nos lavar. 

Seja forte! Seja corajoso! Mostre o guerreiro que existe dentro de você, levante a bunda fedorenta desse sofá, tire o seu futum debaixo das cobertas, pegue a sua toalha e pijama quentinho e vá tomar banho!!!


*Esse post contém uma quantidade talvez excessiva de ironia 

**Caso você não queira seguir esses passos TÃO SIMPLES comprar um roupão também pode ajudar, alecrim dourado!

***Não mandem esse post pro Ashton Kutcher, tenho medo que ele se ofenda

****Quanto a lavar a louça no inverno acho que a única solução é desistir mesmo. Não tem como enfrentar essa água gelada pra lavar panela, não. Cê é louco frio do ca***** !






  • 7 Comments

Where we are now

o

recent posts

Labels

#Estilo de vida #LifeStyle alimentação Aprendizado banho no frio Beleza como tomar banho no frio Cotidiano Depressão Dica de Leitura Dicas Diversos Educação engraçado frio la casa de papel Legião Livros Livros para educação filhos Mães de primeira viagem Maternidade melhor série Natal Netflix religião Saúde Mental tecnologia televisão

Blog Archive

  • ►  2023 (27)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (5)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2022 (8)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
  • ▼  2021 (13)
    • ▼  dezembro (2)
      • Livros que irão ajudar (muito) a educar seus filhos
      • Novidades de Natal na Netflix
    • ►  outubro (6)
      • Novidades que valem a pena assistir na Netflix
      • Um bestseller pra chamar de meu - Marian Keyes
      • 4 atitudes simples que podem mudar sua vida
      • 4 Motivos para você se organizar
      • 8 perguntas para fazer uma revisão do seu ano
      • Saiba que tipo de pessoa você é baseado nas séries...
    • ►  setembro (3)
      • Hobbies para você amar
      • 6 coisas que toda pessoa com depressão deve fazer
      • Responda à essas questões todas as manhãs e tenha ...
    • ►  agosto (2)
      • 4 Motivos para NÃO assistir La Casa de Papel
      • Truques para conseguir entrar e sair do chuveiro n...
  • ►  2020 (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2018 (4)
    • ►  setembro (4)

Leia também

  • Não faça exercício físicos para emagrecer
  • 7 Estratégias para Garantir uma Noite de Sono Restaurador
  • Estabelecendo Limites Saudáveis: Preservando sua Saúde Mental
  • O Papel da Alimentação na Saúde Mental: 10 Alimentos que Beneficiam o Cérebro
  • Hobbies para você amar

instagram

Template Created By : ThemeXpose . All Rights Reserved.

Back to top